Como saber se estou acima do peso? | Aprenda a calcular seu IMC e RCQ

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A dificuldade de muitas pessoas é saber quando está acima do peso, todo dia escuto por ai alguém perguntando… “como saber se estou acima do peso?” Foi para acabar com essa dúvida que criei esse artigo, aqui você vai descobrir tudo. Descobrir é fácil, mas como fazer isso?

Ter um controle do seu peso pode te ajudar a se manter em forma, pois sabendo qual é seu peso real, você consegue trabalhar melhor uma dieta e também uma sequência de exercícios. Os quilinhos a mais estão sobre a vida de muita gente por ai, e a cada dia que passa o número de pessoas acima do peso cresce ainda mais, trazendo consigo vários tipos de doenças, e ainda até diminuindo a autoestima de qualquer pessoa.

como saber se estou acima do peso calculando o IMC

Aumento de peso é sinal que seu corpo passa por um momento de desequilíbrio físico, ou algum desequilíbrio emocional, por isso o ideal é saber ao certo se você realmente está acima do peso, e depois disso basta procurar meios de perder esses quilinhos.

 

Como saber se estou acima do peso?

Algumas pessoas pensam que só a balança é capaz de mostrar se você está ou não acima do peso, mas eu te garanto ela não é uma ferramenta confiável para te dizer isso. A gordura não necessariamente é pesada, pois na verdade ela ocupa um espaço em nosso corpo, em alguns casos as pessoas acima do peso podem pesar menos do que uma pessoa quem tem mais massa muscular.

Como assim? O ser humano possui em seu corpo massa gorda e massa magra, a massa magra por sua vez é composta por ossos, músculos, articulações e órgãos. Mas ainda sim a massa gorda é composta por um tecido adiposo, que pode aumentar e diminuir gradativamente, quando essa massa adiposa aumenta é hora de você buscar ajuda para tenta equilibra-la.

Anteriormente eu te disse que a balança não é a melhor ferramenta para distinguir se estamos ou não acima do peso, pois a balança mostra apenas o peso total do seu corpo, e não exatamente a quantidade de gordura presente na sua estrutura corporal. Para saber o total de gordura que você tem em seu corpo existem duas formas, a primeira dela é através do IMC (índice de massa corporal) e também pode ser feito pelo RCQ (Relação entre cintura e quadril).

O IMC é o método mais utilizado para descobrir se você está ou não com um peso saudável, mas a recomendação dos profissionais da área de saúde é o RCQ, pois através desse método é possível medir o nível de gordura abdominal, vale lembrar que quanto mais gordura abdominal maior é a chance e risco de adquirir doenças cardiovasculares.

 

Como calcular o IMC

Se você deseja saber se está ou não acima do peso vou te mostrar o passo a passo de como fazer isso. O cálculo do IMC deve ser feito com base na sua altura e no seu peso, para isso é necessária atenção nesse momento. Atente-se para as faixas de referências abaixo.

tabela de peso

Acompanhe a formula abaixo, para fazer o cálculo do IMC: IMC= peso (quilos) ÷ altura² (metros)

Por exemplo, se uma pessoa pesa 86 kg, e mede 1,60 m:

IMC= 86 ÷ 1,60²

IMC= 86 ÷ 2,89

IMC= 18,59

Acompanhando nosso exemplo podemos notar que a pessoa está com o peso ideal, ou seja, está com o peso normal, mas para manter seu peso saudável é preciso ter alguns cuidados na alimentação e também fazer pratica de exercícios físicos.

Ao realizar esse cálculo do IMC, você deve observar seu resultado e compara-los com os valores da referência se seu resultado estiver inferior a 18,5 ou superior a 25 é importante que você saiba que alguma coisa está errada com seu organismo, nesse caso antes de tomar qualquer atitude você deve procura um profissional da saúde para te auxiliar melhor.

Cálculo do RCQ

Esse cálculo é feito para medir a quantidade de gordura abdominal que hoje é o que mais incomoda as pessoas, o cálculo do RCQ é capaz de realizar essa medida da quantidade gordura acumulada em seu abdômen, coisa que o IMC não é capaz de fazer. Calcular o RCQ é muito fácil e é importante que você ao fazer esse procedimento não aperte muito a fita métrica no corpo, e nem prenda o ar.

Para calcular o RCQ siga os seguintes passos:

1° Passo – Passe uma fita métrica à volta da cintura, na parte mais estreita. Anote a medida.

2° Passo – Agora passe a fita métrica à volta do quadril, na parte mais larga. Anote a medida.

3° Passo – Divida a medida da cintura pela medida do quadril.

caculando RCQ

As medidas devem ser iguais a:

Quando realizado a medida os valores não podem ultrapassar 0,8 nas mulheres e nem 0,90 para homens, pois se acaso chegar ultrapassar tenha certeza você possui algumas gorduras localizada no abdômen, o que posteriormente pode causar doenças cardiovasculares.

E ai como foi seu resultado? Como está seu peso? Se está tudo certo parabéns ! Faça de tudo para continuar e manter sua vida de forma saudável continue tendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos.

Mas se você está acima do peso, esse é o momento de agir, agora você deve procurar um profissional de saúde, e depois inicie uma dieta alimentar e comece a praticar exercícios físicos, no início você deve evitar o consumo de alimentos não saudáveis, como; refrigerantes, salgadinhos, e outros. Manter uma alimentação saudável é base para melhorar sua situação e diminuir seu peso.

Tenho uma dica extra! Isso vai ajudar você a perder ate 4kg em apenas 7 dias – Clique Aqui.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *