Dieta Detox | Entenda como ela funciona e conheça seus aliados

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ela já estava em alta em 2014, e agora que o carnaval acabou, não se pensa em outra coisa para limpar o corpo dos excessos e, como se diz, começar o ano de verdade, estou falando da Dieta Detox.

Esse regime virou moda principalmente depois que celebridades espalharam pelos quatro cantos como deixam suas curvas enxutas recorrendo a ele de vez em quando. A atriz brasileira Giovanna Antonelli e as hollywoodianas Demi Moore e Gwyneth Paltrow que o digam. Mas o que será exatamente a Dieta Detox? E que benefícios, além do emagrecimento, ela traz?

Dieta detox

Como funciona a Dieta Detox

Imagine uma verdadeira faxina no organismo. Uma forma de mandar embora incômodos como inchaço, falta de disposição, sono durante o dia e muitos outros causados pelo acúmulo de toxinas. Sim, isso é possível com a famosa Dieta Desintoxicante ou Dieta Detox.

Dependendo do grau de intoxicação e da resposta ao programa alimentar, há quem elimine até 10 kg em quatro semanas – tempo ideal máximo de duração da Dieta Detox.  Mas existem versões dela para dois dias, três e, ainda, sete dias.Porém, esqueça ingredientes malucos, radicalismos ou sacrifícios que podem por em risco a saúde. O foco desse regime é dizer bye-bye às impurezas enquanto cuida do vigor do corpo. Ou seja, é uma técnica da nutrição funcional.

Aparentemente, a Dieta Detox não é muito diferente de uma alimentação saudável. Um diferencial é a aposta em produtos naturais e exclusão dos industrializados, além daqueles com elevado potencial alergênico (laticínios, glúten, leite de soja, corantes, conservantes etc.).

Durante o processo detox, o açúcar também deve ser deixado de lado. Doces em geral e gostosuras adoçadas com xarope de milho ou ciclamato e sacarose colaboram com o aumento das toxinas.No caso do glúten (a proteína do trigo encontrada em pães, macarrão e biscoitos) e da lactose (açúcar do leite e derivados), eles devem ser evitados também porque são substâncias com ação infamatória.

Se você é fã incondicional de um cafezinho, vai precisar fazer um esforço suspendendo a bebida por, pelo menos, dois dias. Caso seja difícil, a dica é reduzir a quantidade aos poucos, para evitar dor de cabeça.

Carne vermelha é outro item que precisa ser riscado do menu nos dias de Dieta Detox, pois sua digestão é lenta, atrapalhando a limpeza do organismo.

O cardápio detox deve conter:

  • Carnes magras
  • Cereais: amaranto, quinoa e arroz integral, entre outros
  • Frutas
  • Legumes orgânicos (de preferência)
  • Leguminosas, como lentilha, feijão e grão-de-bico
  • Bastante líquido: água mineral, chás e água de coco
  • Oleaginosas: nozes, amêndoas e castanhas
  • Sementes de abóbora, de girassol e linhaça
  • Temperos naturais (alho, cebola, alecrim, gengibre, curry, ervas frescas etc.)
  • Verduras

Conheça mais aliados da Dieta Detox

  • Abacaxi:contém bromelina, que facilita a digestão e diminui a infamação nas células.
  • Chá-verde e de hibisco:são ricos em antioxidantes, substâncias com poder de retirar as toxinas das células e otimizar a chegada de nutrientes até elas, proporcionando melhoras em quadros de celulite e acne.
  • Folhas verdes:importantes fontes de fibras e clorofila, antioxidante que minimiza os efeitos desagradáveis dos radicais livres obtidos durante a própria desintoxicação do organismo.
  • Maçã: traz pectina – fibra que forma uma espécie de gel capaz de evitar a absorção de parte da gordura dos alimentos. Essa fruta também fornece antioxidantes (flavonoides) que atuam na proteção das células contra os radicais livres.
  • Melancia:excelente detox, principalmente quando triturada com as sementes, que são ricas em fibras e promovem a limpeza do intestino e estômago, além de facilitar a saída das impurezas da urina devido seus componentes diuréticos.
  • Quinua e linhaça: outras importantes fornecedoras de fibras – verdadeiras “vassouras” das toxinas para fora do corpo, e que ainda dão um up no trânsito intestinal.

Regime para desintoxicar e perder peso

Como eu falei nos primeiros parágrafos, é possível fazer a Dieta Detox por dois, três, sete dias ou mais.

Para saber quanto tempo de desintoxicação você precisa, o ideal é passar por uma avaliação detalhada com nutricionista. Esse profissional é quem vai montar um regime específico para não deixar faltar nenhum nutriente.

Uma Dieta Detox de dois dias, por exemplo, é recomendada para desinchar, minimizar os excessos do final de semana (ou carnaval, não é mesmo?) e fazer a manutenção do peso.

Que tal dar um “reset” no seu metabolismo e iniciar novos hábitos à mesa? Deixe no passado a alimentação desregrada, o cansaço, a insônia, o excesso de gases, a falta de concentração, as dores de cabeça e a dificuldade para perder peso.

Quer conhecer um método avançado de Dieta Détox, que traz resultados muito mais rápido e de forma saudável? Clique Aqui.

Aposte na Dieta Détox, sem conservantes, preparada e consumida no mesmo dia, com ingredientes frescos e funcionais para turbinar sua disposição e forma física.

Qualidade de vida e elogios esperam por você! Até breve!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *