7 Dicas importantes de uma dieta para emagrecer sem sofrimentos.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem nunca sonhou em perder aqueles quilinhos extras em poucos dias e, ainda por cima, sem ter que passar fome? Então esqueça qualquer dieta maluca e restrições alimentares que te deixam sem comer em nome de um corpo esbelto. A reeducação alimentar é a melhor estratégica para perder peso com saúde e sem muito sofrimento. Ficou curiosa para saber como? Então veja como seguir uma dieta saudável para emagrecer.

dieta saudavel para emagrecer

A primeira coisa que você precisa saber é que dieta saudável para emagrecer é sinônimo de consumir alimentos saudáveis, englobando todos os grupos alimentares. O ideal é estabelecer uma rotina alimentar adaptada às necessidades nutricionais que o organismo precisa para funcionar bem.

Aqui, você não vai ouvir falar de passar fome, nem de eliminar alimentos importantes da sua alimentação. Você vai aprender a ter uma rotina alimentar adequada, que auxilie o emagrecimento com saúde.

A seguir veja 7 dicas de como se alimentar de forma mais saudável, com o objetivo emagrecer e manter o peso por um longo período.

1 – Fracione a sua alimentação

Períodos longos de jejum podem fazer você ficar com muita fome e, consequentemente, exagerar nas suas refeições. Outro grande problema é que ficar muitas horas sem comer pode reduzir a quantidade de glicose no sangue, fazendo você sentir muita vontade de comer doces. E, em alguns caso pode até provocar sensações de tonturas, dor de cabeça, náuseas, entre outros sintomas.

A dica é: aprenda a comer de forma fracionada, ou seja, faça refeições a cada 03 ou 04 horas, sempre respeitando as três principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar.

2 – Coma uma salada antes e uma fruta depois das principais refeições

Um prato de salada variada antes do almoço e do jantar é uma boa estratégia para controlar a fome e evitar exagerar na quantidade de comida. Para ficar ainda melhor, ao invés de atacar uma sobremesa depois da refeição, coma uma fruta. Estes dois hábitos além de aumentarem o consumo de fibras na sua alimentação, proporcionando uma sensação de saciedade por um período mais longo, ainda fornece nutrientes importantes ao organismo.

3 – Escolha alimentos integrais

Sabe aquele pãozinho francês do seu café da manhã e o arroz branco das suas refeições? Troque-os por um pão integral e passe a comprar arroz integral. Você pode ir fazendo essas substituições gradativamente, mas o importante é que você tente fazer isso com todos os outros alimentos.

Alimentos integrais têm mais quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras. Entretanto, é importante saber que eles são mais calóricos, portanto, consuma com moderação!

4 – Prefira alimentos frescos ao invés dos industrializados

Alimentos industrializados possuem quantidades exageradas de sódio, gorduras e conservantes, portanto, sempre que possível, evite consumi-los. Além de mais saudável, os alimentos frescos evitam a retenção de líquidos e não prejudicam seu organismo com toxinas.

5 – Corte o refrigerante da sua vida

Refrigerantes são bebidas muito calóricas e açucaradas. A alta concentração de fosfato também é outro problema já que essa substância promove a liberação de cálcio, o que pode provocar problemas nos ossos. Prefira beber água ou suco natural.

6 – Beba bastante água

Esse é o melhor aliado para qualquer alimentação regrada. O consumo diário de água é de 1,5 a 2 litros, mas se você não consegue adquirir este hábito, pode beber chá (sem açúcar) ou adicionar folhas de hortelã ou gotas de limão à sua água para dar um sabor mais refrescante. O importante é não deixar de beber água ao longo do dia.

7 – Reduza o sal e o açúcar.

O sal em excesso é um dos principais inimigos em uma dieta saudável para emagrecer. Além de fazer mal ao coração, ele é responsável pela retenção de liquido que provoca inchaço no corpo. Prefira especiarias e ervas aromáticas para temperar sua comida.

Em relação ao açúcar, o ideal é reduzir o número de colheres que você coloca diariamente para adoçar seu café, chá ou qualquer outra bebida.

E como resistir às tentações?

Seguir uma dieta equilibrada e saudável não significa que você nunca mais vai poder comer aquela fatia de torna que ama ou matar a vontade de comer uma pizza sexta-feira à noite. O importante é saber que ceder às tentações deve ser uma exceção na sua dieta e não uma regra. Se souber controlar os excessos por que não saborear esses pequenos prazeres da vida?

Confira uma sugestão de cardápio elaborado para você manter uma dieta saudável para emagrecer:

Café da manhã:

Suco desintoxicante (maçã verde, couve manteiga, hortelã e água de coco)
Pão sem glúten
Banana picada com farinha de linhaça dourada.

Lanche da manhã:

Suchá verde (suco com abacaxi com chá verde)
Semente de abóbora.

Almoço:

Salada: agrião, pepino, rabanete, tomate e rúcula
Arroz integral com brócolis picado
Filé de peixe crocante
Cenoura cozida.

Lanche da tarde:

Suco de melão
2 castanhas do Pará + 4 amêndoas.

Jantar:

Tomate assado recheado com frango e ricota
Arroz integral
Couve flor cozida
Salada: alface romana, cebola roxa, pepino japonês, hortelã e salsinha picada.

Como você pode perceber, fazer dieta não quer dizer que você precisa passar fome. Iniciar uma reeducação alimentar é a melhor forma para controlar o peso e garantir um corpo esbelto  sem prejudicar o bom funcionamento do seu organismo.

Quer conhecer um método de emagrecimento mais avançado e que traz resultados muito mais rápido e forma saudável. Clique aqui.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *