Sera que pilates emagrece? | Conheça os benefícios deste exercício.

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Você já percebeu que, entre as personalidades, o Pilates, é atualmente, a atividade física mais praticada para manter a boa forma? Entre famosos e famosas a lista de quem pratica o método de condicionamento físico e mental, criado pelo alemão Joseph Pilates, é bem extensa. Mas será que o Pilates emagrece mesmo e você também consegue alcançar o corpo invejado das celebridades?

Pilates emagrece

Pilates emagrece, mas não é o objetivo principal.

O Pilates é uma forma de atividade física, e como qualquer exercício, ele ajuda a eliminar peso, contudo esse não é o objetivo principal desse método. O foco do método é a conquista do equilíbrio entre o corpo e a mente, ganho de flexibilidade, melhoria da postura, prevenção de problemas de saúde (como hipertensão e diabetes), diminuição gradativa do estresse e relaxamento.

O que acontece é que Pilates é uma atividade neuromuscular que proporciona o trabalho associado de músculos, ossos e articulações, de maneira bem intensa. Isso acelera o metabolismo corporal, favorece o aumento da massa muscular e proporciona um corpo tonificado. E é esse aumento da massa muscular que provoca mais queima de calorias, já que os músculos são os grandes gastadores de energia.

Mas entenda: o Pilates aumenta sua massa muscular a ponto de aumentar sua força sem precisar de grande volume muscular. Ou seja, se o seu objetivo é fazer crescer os músculos e parecer mais forte, o melhor é optar pela musculação.

Os exercícios diferenciados do Pilates emagrece, porque também trabalham bastante a musculatura abdominal, o que torna o método um grande aliado para você a acabar com as gorduras localizadas na barriga e tonificar a região abdominal.

Após um mês de aula, o pilateiro já começa a perceber alguns resultados e benefícios. Mas, em relação ao emagrecimento, o Pilates sozinho pode demorar um pouco para proporcionar um resultado satisfatório. Aproveite para combinar essa atividade com alguns exercícios aeróbicos (caminhada, natação, corrida dança, etc.) e mantenha sempre uma dieta saudável e equilibrada. Dessa forma você conseguirá resultados realmente surpreendentes e mais rápidos.

O que é o método Pilates.

Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, o Pilates é uma técnica de exercícios físicos que trabalha o condicionamento muscular e o conhecimento do próprio corpo em relação ao equilíbrio e a força. Os exercícios de Pilates têm como principal alvo os músculos abdominais, do quadril e das costas para usar o próprio peso e resistência do corpo para trabalhar os músculos específicos.

Em teoria, o Pilates ensina como o corpo deve usar seus próprios mecanismos para recrutar os músculos centrais do corpo. Para isso, o método está fundamentado em seis princípios:

  1. Concentração
  2. Respiração
  3. Controle
  4. Centralização
  5. Precisão
  6. Fluência de movimentos

Grande parte de uma aula de Pilates é realizada com os pilateiros deitados, realizando movimentos lentos e de forma controlada. Isso proporciona a diminuição dos impactos causados às articulações e também à coluna, de forma significativa.

Como é totalmente flexível e adaptável o Pilates pode ser realizado por homens e mulheres, de todas as idades e estruturas físicas, atletas e por pessoas que precisam tratar lesões, como problemas de coluna ou de articulação. É, inclusive, muito indicado para idosos e gestantes.

São cerca de 500 exercícios que exploram a força e o equilíbrio de cada praticante, que aprenderá a usar seu centro de força e gravidade, a controlar a respiração, a aumentar a capacidade de concentração, a melhorar a coordenação motora e a ter boa postura.

O Pilates pode ser realizado com o uso de elásticos, bola de Pilates e tapete em solo ou com o auxílio de nove aparelhos diferentes. Com certeza a monotonia passa longe de que quem pratica essa atividade!

Benefícios do Pilates.

Os benefícios do método Pilates incluem a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida. Alguns deles já foram citados acima, mas ainda tem mais!

  • Estimulação da circulação
  • Aumento da flexibilidade
  • Aumento da força muscular
  • Aumento da consciência corporal
  • Equilíbrio
  • Maior coordenação motora
  • Tonificação muscular
  • Alívio do stress
  • Postura correta
  • Auxílio na perda de peso
  • Maior concentração
  • Diminuição da ansiedade
  • Relaxamento

Todo mundo já sabe a importância que a prática regular de exercícios físicos tem para a saúde, porém muitas pessoas não gostam, ou não conseguem se adaptar, às atividades realizadas em academia. Uma das alternativas é o Pilates, já que mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada, além de melhorar da respiração, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a mobilidade das articulações e proporcionar relaxamento.

Então, se a sua dúvida era se Pilates emagrece, a resposta é sim! Pilates emagrece! Mas como o seu foco principal é a manutenção da boa saúde, o emagrecimento é apenas consequência de um corpo saudável e tonificado. Para intensificar o emagrecimento, mantenha uma alimentação balanceada e não deixe as atividades aeróbicas de lado.

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